Apresentação

olá amigos,a nossa saude é algo que temos de perservar,por isso vou passar a publicar uma rubrica dedicada a dar informação sobre alimentos sadaveis. Quando devem ser ingeridos,como devem ser misturados e finalmente o seu valor nutriçional.

 

como prometido,vou editar hoje 14-10-20012 o primeiro numero da rubrica "somos aquilo que comemos"a frase não foi inventada por mim,mas sim por Hipócrates "pai da medicina" divulgou a ideia à mais de 2500 anos, e acrescentou:que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento!
vou assim começar por abordar o tema do ponto de vista daquilo que devemos a todo o custo evitar comer e e beber.
É sabido que o açucar,tabaco e alcool são os três maiores venenos da era moderna,por isso vou tratar cada um destes produtos individualmente e em rubricas por separado.para finalizar esta primeira assinatura deixo-vos um video,que seu ser sempre do agrado de todos, o protagonista é um expecialista em consumo de substançias que devemos evitar; é falado em inglês mas não se preocupem que tive o cuidado de procurar a versão legendada em português,desfrutem da mensagem até ao fim!

 

A organização mundial de saude(OMS) classificou as drogas pelo seu grau de perigosidade,segundo criterios como omaior ou menor perigo tóxico,a maior ou menor capacidade de provocar dependençia,e a maior ou menor rapidez em que esta dependencia se estabeleçe.

Com base nos critérios anteriores,as drogas são classificadas em quatro grupos:
Grupo 1:ópio e derivados(morfina,heroina,...)
Grupo 2:barbaturicos e alcool.
Grupo 3:cocaina e anfetaminas.
Grupo 4:LSD,canabinoides,tabaco,efc.
É interessante verificar que o alcool é cassificado no grupo 2 devido aos seus terriveisefeitos sobre a saude,e a grande dependencia fisica e psiquica que provoca quando consumido em excesso.Além do mais,se o alcool é considerado melhor que as drogas "duras" do grupo 1 (heroina ppor exemplo),não é por o seu abuso ter menores repercussões fisicas ou psiquicas.de facto,o abuso de alcool poderá ter maior gravidade clinica que o consumo de heroina,a unicagrande vantagem do alcool,está tão somente na possibilidade cultural de muitas pessoas o conseguirem consumir sem abusar,enquanto com a heroina isto é praticamente inpossivel.!

Além disto,também é verdade que o alcool,se consumido com muita moderação,poderá teralguns beneficios para a saude,especificamente na prevenção das doenças dos vazos do coração e da arterioesclorose em geral. No entanto,para obter este beneficio bastará beber cerca de um pequeno copo de vinho por dia (ou mesmo esse pequeno copo em dias alternados)não havendo maiores beneficios com maiores ingestões.

Abuso de Álcool
É facil fazer-se o diagnóstico de abusu quando se vê alguém em estado de embriaguês.No entanto,é dificil fazer este mesmo diagnóstico quando a ingestão,embora menos maciça,é mais frequente e prolongada.Este tipo de consumidores geralmente trabalham e estão integrados na sociedade,mantendo um ligeiro ou moderado nivel de alcoolémia ao longo do dia,e não entende que tem um problema de alcool.muitos acidentes de trabalho assim como muitos problemas de relação familiar e laboral são devidoa a este tipo de consumo.

Mas então voltamos à mesma pergunta:o que é o abuso de alcool?

Abuso é para um homem adulto consumir diariamente mais de 24 gramas de alcool, o que equivale a 250ml de vinho ou 3 copos de cerveja.uma muljer adulta não deve ultrapassar as 16 gramas,o que equuivale a 170ml de vinho ou 2 copos de cerveja.os menores e as grávidas não devem consumir qualquer quantidade de alcool!
Estas recomendações fazen-se partindo do pressuposto que nos dias em causa não se consomen bebidas destiladas por exenmplo:(aguardente ou uisque).

Ultrapassar ligeiramente os valores atrás referidos por exemplo:(consumir 300ml de vinho por dia)já é prejudicial para a saúde mas,como todos sabemos,não chega para embriagar. A embriaguez só sobrevém quando os consumos ultrapassam os 0,75 ou mesmo 1 litro de vinho(neste caso um homem adulto geralmente só revela diminuição dos refexos e maior desinibição).
A quantidade de álcool no sangue
(taxa de álcoolemia medida em gramas por litro)embora tenha a ver principalmentecom a quantidade de álcool ingerido,está também relacionada com outros factores,nomeadamente:
-peso e sexo,atingindo as pessoas de baixo peso e do sexo feminino taxas de alcoolémia mais altas com menor ingestão de alcool.
-ingestão rápida e maciça.Especialmenete se for feita fora das refeições,também leva a que se atinjam taxas mais altas.
É importante realçar que os sintomas da embriaguêz só apareçem cerca de 15 minutos(se fora das refeições)a 30 minutos(se durante as refeições)após a ingestão alcoolica,e o alcool no sangue só baixa após muitas horas de trabalho do figado. isto porque o figado é responsável pela eliminação de quase todo o alcool ingerido(cerca de 95%)e tem apenas uma capacidade de eliminar de cerca de 0,1gr/litro de alcool por hora.isto significa que um homem adulto que beba 1 litro de vinho,por apresentar geralmente 0,8gr/l de alcoolemia,precisa de cerca de 8 horas para eliminar totalmente o alcool do sangue!

Mitos relaçionados com o consumo de Alcool.
Finalmente há que repor a verdade relativamente a alguns mitos falsos sobre os benefiçios do alcool.

O álcool não aquece!
O que sucede é que o álcool faz a dilatação dos pequenos vazos sanguineos da pele,aumentando a quantidade de sangue quente ao nivel da pele e dando por isso sensação de calor.
infelizmente,isto faz com que o calor se dissipe mais facilmente para o exterior levando mais rapidamente à morte por enregelamento em condições estremas.

O álcool não mata a sede!
A única bebida que mata a sede é a água,todas as bebidas alcoolicas têm agua em percentagens variaveis mas, o alcool que também contêm produz perda de água pela urina, o que significa que beber uma bebida alcoolicapara matar a sede pode provocar mais sede!

 

Galeria de Fotos: Página inicial

A galeria de fotos está vazia.

Os Maleficios do Tabaco

Fumas? Então vê os males do cigarro sobre o teu organismo e também das pessoas que estão àmtua volta quotidianamente.
É do tabaco,erva da familia das solanáceas(Nicotiana tabacum)que possui nicotina,que é feito o cigarro!
O cigarro contèm uma mistura de cerca de 4.700 substançias toxicas.parte delas é gasosa,incluindo o monóxido de carbono e,algumas são particulas,como o alcatrão,a nicotina e a agua!
O alcatrão,além dos radioativos urânio,polônio 210 e carbono 14,concentra 43 substançias comprovadamente carcinogênicas,ou seja,que provocam o cancro,já que alteram o nucleo das células. A fumaça do cigarro contêm toxinas que produzem irritação nos olhos,nariz e garganta,bem como diminuem a mobilidade dos cilios pulmonares,ocasionando alergia respiratoria em fumadores e não fumadores!
Estes cilios,semelhantes a cabelos muito finos,são projeções da mucosa que ajudam a remover sujeiras e outros detritos do pulmão. Quando têm seus movimentos paralizados pela exposição ao fumo do cigarro,as secreções acumulam-se,contribuindo para a tosse ou pigarro tipico do fumador e para o surgimento de infecções respiratóeias,frequentes em quem tem contacto com o cigarro!
A fumaça do cigarro é também constituida por monóxido de carbono(co),cuja concentração no sangue circulante de quem fuma aumenta rapidamente pela manhã,continua a subir durante o dia e decresce à noite. Aproximadamente,3 a 6% do fumo do cigarro são compostos por monóxido de carbono.quando inalado,o monóxido de carbono atinge os pulmões e dai segue para o sangue,reduzindo a sua capacidade de carregar oxigenio. Em consequência,as células deixam de respirar e produzir energia,o que faz com que o fumador tenha o fôlego prejudicado e fique exposto ao risco de doenças cardiiovasculares e respiratórias. Além de venenoso em altas concentrações,o CO está implicado em muitas doenças associadas ao fumo,inclusive nos efeitos danosos sobre o desenvolvimento do feto das grávidas fumadoras. A nicotina outra das sustâncias encontradas no cigarro,diminui a capacidade de circulação sanguinea,aumenta a deposição de gordura nas paredes dos vazos e sobrecarrega o coração,podendo levar ao enfarto do miócardio e ao cancro,mas o seu papel mais importante é reforçar e potencializar a vontade de fumar. Ela actua da mesma forma que a cocaina,o alcool e a heroina,causando dependençia e obrigando o fumador a usar continuamente o cigarro. Em altas concentrações é também venenosa.!

Perdas- Pesquisas evidenciam as perdas econômicas causadas pelo cigarro em fumadores e não fumadores,tais como:faltas ao trabalho,queda de produtividade,aposentadorias precoçes,mortes prematuras,custos com a manutenção de imóveis,aparelhagens,móveis,tapetes,cortinas,incendios rurais e urbanos,acidentes de trabalho acidentes de tráfego etc. Ressalte-se que a totalidade dos gastos sociais decorrentes do tabagismo supera em muito a arrecadação de impostos que ele proprociona, o cancro segunda causa de morte por doença no nosso pais,é responsável por grandes gastos com tratamentos e internamentos hospitalares,uma vez que 90% dos cancros de pulmão e 30% de todos os outros tipos de cancro são devidos ao tabaco. As doenças cardiovasculares,primeira causa  de morte no pais,bem como a bronquite crónica e o enfisema,estão directamente relacionadas ao uso do tabaco e geram importantes gastos na area da saude. Apenas estes dois exemplos nos dão a dimensão das perdas economicas geradas pelo tabagismo,aliados à queda na qualidade de vida do trabalhador. Paralelamente,ainda existem os gastos economicamente não mensuráveis,como a dor,o sofrimento pessoal e familiar dos vitimados nem sempre considerados!

Não Fumadores-Os fumadores não são os únicos expostos aos males do cigarro. Também os não fumadores são atingidos,já que passam a ser fumadores passivos. Onde quer que alguém esteja a fumar,são encontradas particulas do fumo do cigarro principalmente em locais fechados,residenciaisou publicos. Rapidamente,as concentrações das substançias tóxicas do fumo excedem os niveis considerados padrões para a qualidade do ar ambiente. O cigarro é considerado pela organização mundial da saúde(oms)como o maior agente de poluição doméstica e ambiental,tendo em vista que as pessoas passam 80% do seu tempo em locais fechados,tais como os de trabalho,residençia e lazer.Actualmente por todo o mundo,cada vez mais as autoridades governamentais têm estabelecido regulamentos e leis de protecção aos não fumadores;além disso há crescente aumento da conscencialização dos individuos sobre a qualidade do ar que respiram,não só em casa bem como nos ambientes de trabalho e locais publicos.A qualidade do ar que respiramos é fundamental para a nossa saúde bem como para o desenpanho das nossas fuções quotidianas. A permanençia em um ambiente poluido com nicotina faz com que absorvamos substançias em concentrações semelhantes às de quem fuma. Tal  comprovação é realizada através da medição da cotitina principal produto da decomposição da nicotina,substançia que pode ser encontrada no sangue e na urina dos não fumadores que moram,convivem ou trabalham com fumadores.

Gravidez-Fumar durante a gravidez acarreta sérios riscos tanto para o bebé como para a mãe. Abortos espontâneos,nascimentos prematuros,bebés de baixo peso,mortes fetais e de recém -nascidos.complicações com a placenta e hemorragias ocorrem mais frequentemenete quando a mulher fuma. Tais agravos são devidos,principalmente aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o feto,após a sua absorção pelo organismo materno. Um unico cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelarar,em poucos minutos,os batimentos cardiacos do feto,pelo efeito da nicotina no seu aparelho cardiovascular. Portanto é façil imaginar a extenção dos danos causados ao feto em virtude do tabagismo da mãe gestante!
Analiticamente, a relação do poder aquisitivo com o consumo de cigarros mostra que há menor consumo nas classes de maior rendimento familiar. paradoxalmente,a população de menores ingressos e que costuma ter a saúde mais frágil,é a que gasta mais dinheiro com o tabaco,em detrimento de items prioritários como por exemplo a  alimentaçao de qualidade!. Em grande parte,essa diferença é causada pela maior desinformação das classes economicamente mais pobres! É importante notar que este maiior consumo de tabaco,somado a condições como desnutrição,doenças infecçiosas e de trabalho,leva a um adoecimento mais frequente e agravado.Convêm lembrar e para terminar,que os ambientes confinados das pequenas moradias favoreçe sobremaneira a inalação passiva das substânçias toxicas por crianças,gestantes e doentes!

 

Efeitos Causados Pelo fumo sobre a Saúde
A curto prazo:
Irritação nos olhos,manifestações nazais,tosse e cefaleia,aumento dos problemas alérgicos e cardiacos

A médio e longo prazo:Redução da capacidade respiratória,infecções respiratórias em crianças,Aumento do risco de arteroesclerose,cancro,infarto do miocárdio.

Outras doenças associadas ao consumo do tabaco: Angina de peito,bronquite e enfisema,cancro de pulmão,boca,laringe,esôfago,pâncreas,rins,bexiga e colo do utero,derrame cerebral,ulceras digestivas ou infecções respiratórias variadas!
Deixo aqui o meu testemunho de força de vontade ,tendo eu legitimidade moral visto que fumei durante 25 anos.não existe nenhun vicio superior ao desejo humano de disfrutar de uma vida mais plena e com melhor qualidade!

ASS:Paulo cruz



 

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.

Sondagem

gostas deste site?

sim (13)
57%

não (10)
43%

Total de votos: 23

Tópico: Página inicial

nutricionismo

cruz | 27-10-2012

muito espectacular

Re:nutricionismo

cruz | 27-10-2012

obrigado